Torre de Moncorvo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torre de Moncorvo

Forum dedicado à Vila e Concelho de Torre de Moncorvo
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Marco
Admin
Admin
Marco


Masculino
Número de Mensagens : 93
Idade : 41
Localização : Braga
Profissão : Professor
Data de inscrição : 16/04/2008

Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitimeQui Nov 27 2008, 03:56

A EDP anulou a realização de prévia de sondagens arqueológicas e levantamentos arquitectónicos da zona que será inundada com a barragem do Baixo Sabor, adiando estes trabalhos para a fase de obra, noticia o jornal Público. A intenção, refere o diário, será evitar o atraso do início da construção da estrutura.

Segundo o Público, que faz manchete com a notícia, a empresa eléctrica solicitou ao consórcio responsável pelo Estudo de Impacte Ambiental da barragem do Baixo Sabor que fosse feita uma consulta sobre o tema junto de empresas de arqueologia. Esta informação foi negada pela própria EDP. «A EDP não adjudicou nem teve a intenção de adjudicar à Ecossistema qualquer trabalho de sondagens e escavações para o Baixo Sabor\", afirmou a empresa numa nota enviada ao jornal.

Contudo, o Público adianta que este desmentido «não corresponde à verdade», mesmo que não tivesse sido aberto qualquer concurso público. A própria Ecossistema disse ao jornal que foram consultadas três empresas, que apresentaram um plano de trabalhos com prazos e preços.

«O propósito desses trabalhos era o de complementar a informação já obtida anteriormente, com a execução de levantamentos cartográficos e fotográficos e com a recolha de informação adicional sobre os sítios arqueológicos identificados, e o propósito dessa consulta era simples: permitir ter dados substantivos para discutir a oportunidade e a viabilidade da realização desde logo desses trabalhos», consta de uma nota da Ecossistema citada pelo jornal.

O Público aponta que o objectivo desta decisão da EDP será «adiar ainda mais o início da construção da barragem». «Se, por mera hipótese, algumas dessas sondagens arqueológicas levassem à descoberta de algo muito importante, a aprovação do RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução) seria mais demorada e o arranque da obra teria que ser adiado», lê-se no jornal.

O Público aponta que o objectivo desta decisão da EDP será «adiar ainda mais o início da construção da barragem». «Se, por mera hipótese, algumas dessas sondagens arqueológicas levassem à descoberta de algo muito importante, a aprovação do RECAPE (Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução) seria mais demorada e o arranque da obra teria que ser adiado», lê-se no jornal.

Fonte: "Portugal Diário, 2008-08-20"
Ir para o topo Ir para baixo
https://moncorvo.forumeiros.com
Macorreia
Membro
Membro



Masculino
Número de Mensagens : 19
Idade : 89
Localização : Lisboa
Profissão : reformado
Data de inscrição : 21/10/2007

Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Re: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitimeDom Nov 30 2008, 00:56

Esta notícia não pode deixar de me causar alguma preocupação.

Se por um lado eu aceito como razoável a decisão da EDP de não adiar mais os trabalhos de construção da obra da barragem do Baixo Sabor - porque demasiado atrasados já eles estão neste momento - ; por outro lado, temo que a decisão de não incluir nos estudos de impacte ambiental as sondagens sobre possíveis achados arqueológicos, estas venham a ser adiadas ad eternum e acabem por cair no menosprezo das entidades que teriam a obrigação de as levar a cabo, assim se perdendo - como já tem acontecido noutras situações - património mais ou menos valioso, mas que, em qualquer caso deveria e valeria ser pelo menos estudaddo e devidamente registado para a posteridade.

Esperemos que não se confirme este meu vaticínio, mas... já temos demasiados exemplos desta natureza que justificam tais receios!...

Macorreia
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Masculino
Número de Mensagens : 93
Idade : 41
Localização : Braga
Profissão : Professor
Data de inscrição : 16/04/2008

Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Re: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitimeDom Nov 30 2008, 03:14

Pois, concordo plenamente com os receios do Macorreia, mas temos que ver que a decisão da EDP é de auto-defesa, justificando-se com os atrasos anteriores e com toda a problemática que envolveu a construção da Barragem. Mas uma coisa é certa, se não se tivesse perdido tempo com guerrinhas e estudos pouco ou nada conclusivos, se não se tivesse perdido tempo com argumentos que em pouco ou nada eram convincentes e se tivessem feito esses mesmos estudos e trabalhos que se falam agora anteriormente, talvez tivesse nutrido melhor efeito. Agora não vale a pena, o projecto está aprovado e avança para a frente e é claro que a EDP e o próprio Estado Português não vão querer aprovar nada que possa causar mais "atrasos".
A ver vamos como se desenvolvem os próximos capitulos
Ir para o topo Ir para baixo
https://moncorvo.forumeiros.com
Macorreia
Membro
Membro



Masculino
Número de Mensagens : 19
Idade : 89
Localização : Lisboa
Profissão : reformado
Data de inscrição : 21/10/2007

Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Re: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitimeQui Dez 04 2008, 01:21

Estou inteiramente de acordo.

É evidente que todos esses estudos arqueológicos (ou quaisquer outros estudos relacionados com a construção da barragem!...) deveriam ter sido feitos atempadamente e muito antes de se consumar a adjudicação da obra.

E não se pode dizer neste caso que não houve tempo para que tais estudos se realizassem em devido tempo!...

Tanto quanto me é dado saber, já nos meus tempos de juventude (ou seja, faz bem para cima de 50 anos) se ouvia falar na construção de uma barragem no Sabor e naquele exacto local.

Mais, dizia-se até que teriam construído no local umas instalações quaisquer que dariam guarida a técnicos para o estudo de todos os aspectos que avalizassem ou não a construção da dita barragem. E era mesmo observável (já nesse tempo...) uma estrada em terra batida construída a partir da estrada que ligava a Vilariça a Moncorvo, e que se destinava exclusivamente a dar acesso a tais instalações.

Ora, volvidos que estão entre 50 a 60 anos, e quando as obras de construção já se iniciaram e vão inapelavelmente prosseguir, é indesculpável que ainda tenhamos que discutir e recear pelo muito que, afinal, ainda fica por fazer!...

Saudações amigas

Macorreia
Ir para o topo Ir para baixo
Marco
Admin
Admin
Marco


Masculino
Número de Mensagens : 93
Idade : 41
Localização : Braga
Profissão : Professor
Data de inscrição : 16/04/2008

Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Re: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitimeTer Dez 09 2008, 22:34

Nem é preciso acrescentar mais nada, nem ponto nem virgula que seja, ao que foi dito e explicado pelo nosso amigo Macorreia. Só talvez mesmo o facto de este ser infelizmente o comportamento geral dos Portugueses, nunca se faz o que deveria ter sido feito atempadamente, ou seja, vai-se deixando andar e depois acontece o que aconteceu neste caso. A mim parecem-me desculpas de mau pagador. Enquanto historiador que sou, tamnbém a mim me custa perder o muito e riquissimo património existente na área envolvente do Baixo Sabor e não acredito de todo que este projecto seja uma mais valia para o concelho de Torre de Moncorvo e concelhos adjacentes, poderá ser num curto espaço de tempo, mas creio que infelizmente a longo prazo essas vantagens vão concerteza dissipar-se, ao invés que o Sabor e as suas riquezas são no seu todo duráveis e de longo prazo, mas como diz o ditado "não se pode chorar sobre leite derramado" e admito que neste ponto fiquei num certo impasse, tendo no entanto aplaudido a construção da Barragem, talvez por já estar farto da luta e controvérsia envolvente. No entanto deixo apenas uma interrogação no ar: Lembram-se de Foz Côa? Bem as gravuras defendia-se na altura que não sabiam nadar, aproveitando o sinónimo daquela famosa música da época (cujo no da banda não me ocorre agora, infelizmente). Pois realmente elas não sabem nadar, mas a verdade é que se afundaram os mais brilhantes e optimistas projectos e ambições de desenvolvimento da região. Finalizando e usando o meu ponto de vista, julgo que a história deve ser usada como factor de desenvolvimento e nunca como um entrave do mesmo. Mas esta é apenas a minha opinião, concerteza que devem existir outras contrárias e talvez por isso mesmo, deixo aqui um desafio para que se discutam.
Ir para o topo Ir para baixo
https://moncorvo.forumeiros.com
Macorreia
Membro
Membro



Masculino
Número de Mensagens : 19
Idade : 89
Localização : Lisboa
Profissão : reformado
Data de inscrição : 21/10/2007

Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Re: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitimeQui Set 17 2009, 01:25

Olá Marco:
Há já bastante tempo que ando arredado destas lides forenses, por razões pessoais que não valerá a pena estar agora aqui a especificar.
Só hoje me foi possível dar aqui uma vista de olhos e, como tal, também só hoje tomei conhecimento deste último comentário aos aspectos que se relacionam com a preservação de achados arqueológicos no vale do Sabor, achados esses que poderão ficar em risco de desaparecerem com a construção da barragem.
É claro que eu tenho, tanto quanto possível, acompanhado a polémica que desde longa data se tem vindo a travar quanto à questão da construção ou não desta barragem dita do Baixo Sabor.
Neste momento e já com as obras em curso, poderemos dizer que tal polémica já nem terá razão de ser, porque se tornou ponto assente que, a barragem, mais depressa ou mais devagar, irá mesmo ser construída.
Resta-nos então saber, e como o Marco muito bem diz, que vantagens ou desvantagens a barragem trará no futuro para a região.
Mas também a questão colocada assim nestes termos me parece algo redutora, já que a construção de uma barragem com as dimensões, características e custos desta barragem do Baixo Sabor, não pode ser vista apenas à luz dos benefícios que a mesma irá proporcionar à região em que se insere. Uma obra destas só pode ter sentido, ponderados os benefícios que possa proporcionar num plano global a todo o país, não descurando, naturalmente, a região em que se insere.
E, neste contesto, é minha convicção de que este empreendimento, na sua génese hidroeléctrico, se for devidamente aproveitado nas suas múltiplas potencialidades, virá a fomentar um sem número de outras actividades que, essas sim, poderão trazer para a região um incalculável manancial de riqueza e bem estar.
Nos tempos que correm, a água é um líquido já de tal forma precioso, que não nos podemos dar ao luxo de o desperdiçar seja a que pretexto for. E no futuro, ela se tornará a cada dia que passe cada vez mais valiosa. Assim sendo, temos de admitir que, uma região detentora de uma reserva de água da dimensão daquela que se prevê venha a comportar a albufeira que se irá criar com a construção desta barragem, só pode, diaga-se o que se disser, ficar mais rica.
Agora, também competirá às populações locais terem vontade e engenho para prescrutarem e aproveitarem as potencialidades que esta água lhes proporcionará!... Não podem ficar à espera que outros o façam?... E nós já temos no país muitos exemplos de como aproveitar as potencialidades que uma barragem destas proporciona! Se as populações da nossa região não tiverem engenho para descobrir coisas novas... copiem pelo menos o que já existe. Mas não fiquem parados!... As oportunidades ou se aproveitam quando aparecem, ou se perdem em definitivo!...
Saudações a todos os forenses e, até uma próxima oportunidade.

Macorreia
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Empty
MensagemAssunto: Re: Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados   Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sabor:Estudos Arqueológicos Adiados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Barragem do Baixo Sabor
» Baixo Sabor - EDP Nega Despacho Do Tribunal
» Barragem do Baixo Sabor pode ser suspensa
» Agricultores expropriados pela barragem do Baixo Sabor
» Barragem do Baixo Sabor inflaciona rendas de casas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Torre de Moncorvo :: Vila e Concelho de Torre de Moncorvo :: Noticias-
Ir para: